Comecei um novo emprego trabalhando remoto, e agora?

Meu registro pessoal virou um guia que pode ajudar a diminuir a ansiedade dos primeiros dias

Marcela Hippe
7 min readMay 11, 2021

Você já viveu essa situação. Sua rotina está estabilizada, seus dias de trabalho são parecidos, você conhece boa parte das pessoas da empresa, faz piadas internas com as pessoas do seu time; você tem na ponta da língua a resposta pra quase todas as perguntas referentes ao negócio, sabe dizer como eram as coisas até algum tempo atrás, fazendo comparativos com o cenário atual, e até se tornou referência sobre alguns assuntos, porque afinal de contas era você que estava lá quando aquele projeto começou a tomar forma. E aí você recebe uma nova proposta de emprego, faz a lista mental de prós e contras, respira fundo e decide encarar a mudança. Agora, precisa começar tudo de novo.

Mudanças podem ser traumáticas, causam ansiedade e dão medo, mas não precisa ser assim. Quando você é novo no time as pessoas têm muito mais paciência para responder suas dúvidas, ninguém espera que você chegue sabendo de tudo. Perguntar é uma ótima forma de aprender, mas para servir ao propósito é preciso ouvir não só as respostas para suas perguntas, mas ouvir intencionalmente cada conversa, por mais confuso que você esteja. Por algum tempo você vai participar de muitas reuniões sem entender exatamente o que está sendo discutido; vai ouvir siglas e termos que não sabe o que significam e participar de discussões sobre projetos que não conhece. Ouvir com atenção o que está sendo dito é essencial para que você absorva, aos poucos, o conhecimento necessário para começar a fazer o seu trabalho.

Estou vivendo este momento. Depois de alguns anos estabelecida em um contexto onde eu já me sentia confortável e tinha muita clareza sobre o que era esperado da minha função e como deveria ser minha rotina rumo aos objetivos traçados, decidi encarar uma mudança de contexto, passando a fazer parte de uma empresa em um setor com o qual eu nunca havia trabalhado. O aspecto crítico (e novo pra mim): começar em uma nova empresa trabalhando de casa. Concluído o primeiro mês de adaptação e também como forma de registro sobre esse momento tão específico da carreira, decidi mapear a forma como venho me organizando para garantir um bom início. Espero que essas dicas sejam úteis pra você, também!

Primeiro de tudo: as pessoas!

Se você, assim como eu, trabalha em uma função que pode ser exercida em home office, provavelmente já se acostumou com a ideia de que, ao menos pelos próximos anos, seu relacionamento com colegas de trabalho acontecerá principalmente online; algumas empresas já até adotaram o remote first em definitivo. Dessa forma, estabelecer conexões com as pessoas passa a ser uma atividade intencional: acabaram as conversas casuais pelos corredores, encontros em salas de reunião, pausa para o café no meio da tarde, eventos em auditório… Todos esses eventos nos levavam a conhecer pessoas e estabelecer laços de confiança com aqueles que até pouco tempo atrás eram completos desconhecidos. Criar boas relações com as pessoas do trabalho é um fator importantíssimo para o nosso dia a dia corporativo. Mas se os encontros casuais não existem mais, como podemos nos conectar, agora intencionalmente, com desconhecidos?

👉 Antes de responder a essa pergunta é preciso organizar — mentalmente ou por escrito — a lista de pessoas que você precisa conhecer. Independente do tamanho da sua empresa e da sua área de atuação, tenho certeza que algumas pessoas já estão no topo dessa lista. São elas:

  • Seus liderados, se você for um líder
  • Seus pares, ou seja, as pessoas que têm a mesma função que você dentro da sua equipe
  • Seus gestores, em diferentes níveis hierárquicos

O segundo exercício para saber com quem conversar é entender minimamente a estrutura da sua nova empresa. Perguntas para você responder mentalmente, que podem ajudá-lo a continuar a lista:

  • Além da sua própria equipe, quais são os times que estarão mais próximos da sua rotina?
  • Quem são os líderes dessas equipes?
  • Como as pessoas de outros times estão organizadas?
  • Quem são as pessoas com mais tempo de casa?
  • Quem são as pessoas que trabalharam no projeto que você vai atuar?

A partir dessa primeira fotografia, você já terá uma ideia de quem são as pessoas que você precisa conhecer o quanto antes.

Use a ferramenta de comunicação principal da empresa para fazer uma primeira apresentação rápida:

Olá, Fulana! Sou a Beltrana, cheguei essa semana para atuar na equipe XPTO e quero marcar 15 minutinhos pra gente se conhecer. Vou encontrar um horário na sua agenda, tudo bem?

🔥 Dica: caso você esteja marcando reuniões com pessoas que tenham a agenda cheia, tente encontrar espaços livres maiores e marque 15 minutos dentro desse espaço. Dessa forma, a chance da pessoa desmarcar com você é menor — já que ela não vai ficar presa na reunião anterior — e se por acaso a conversa de 15 minutos se estender um pouco mais, você garante que não está atrapalhando o próximo compromisso.

Faça isso com alguma frequência, durante as primeiras semanas, para conhecer o maior número de pessoas possível. A ideia é usar esse tempo para conhecer genuinamente seus novos colegas de trabalho. Não precisa tentar fazer perguntas inteligentes sobre o negócio ou dar sua visão sobre tudo o que você tem percebido, o objetivo é outro. Aqui vão algumas dicas de perguntas para suas primeiras conversas:

  • Há quanto tempo você está na empresa?
  • Antes de chegar aqui, estava onde?
  • O que você gosta mais na cultura da empresa?
  • Como foram seus primeiros dias aqui?
  • Em qual projeto está trabalhando agora?

Certamente alguma delas servirá de gancho para muitas outras. Se a conversa seguir para assuntos pessoais, melhor ainda. De repente, a pessoa conta que trabalhou em uma empresa que você conhece ou estudou na mesma faculdade que você; ou ela comenta que tem filhos pequenos — e você também tem! — pode ser que ela fale dos gatos ou das plantas e a conversa acabe sendo só sobre isso. O importante aqui é criar um espaço agradável para estabelecer seu primeiro contato, criando uma conexão de interesse mútuo genuíno.

👉 O segundo passo é criar recorrência: com algumas pessoas é interessante que você converse semanalmente ou quinzenalmente — para reforçar laços e manter o alinhamento sobre projetos, iniciativas, dores, etc. Para decidir com quem manter essa frequência será preciso um pouco mais de tempo; entenda sua própria rotina no novo trabalho, a dinâmica do time, as reuniões para as quais você é convidado, as atividades que vão passar a preencher o seu dia. Depois de compreender o contexto, envie novas mensagens:

Olá, Fulana! Acho que seria importante a gente ter uma conversa semanal ou quinzenal, pelo menos nesse meu início por aqui. Vou marcar uma recorrência na nossa agenda, tudo bem por você?

🔥 Estabelecer bons relacionamentos é essencial para qualquer função, em qualquer nível hierárquico. Direta ou indiretamente, o seu trabalho depende do trabalho de outras pessoas — e vice-versa.

🙋🏻‍♀️ Sorriso no rosto e câmera aberta! Essa é uma dica óbvia, mas importante repetir. Você ainda está conhecendo seus novos colegas de trabalho, da mesma forma que você também é um desconhecido pra todos eles. Portanto, prepare seu ambiente de trabalho com uma boa iluminação (principalmente frontal) e entre nas reuniões sempre com a câmera aberta.

Contexto e objetivos de negócio

Enquanto você está marcando reuniões rápidas pra conhecer as pessoas do time e começando a criar conversas recorrentes, com certeza também está estudando sobre o negócio. Busque ler e estudar muitos materiais: apresentações, documentos, relatórios, especificações técnicas, etc. O objetivo aqui é que você consiga entender o momento da empresa, os objetivos principais do negócio e os números do produto ou projeto em que você irá trabalhar.

Aqui vão algumas perguntas que você pode fazer — mentalmente ou para alguém que está ajudando você a se adaptar na nova função:

  • Como funciona a jornada atual?
  • Qual é o perfil dos nossos clientes?
  • Quais são os principais problemas?
  • Quais são os principais ofensores da jornada atual?
  • Quais são os principais dashboards ou relatórios que devo acompanhar?
  • Quais são nossas metas? Como e com que frequência definimos as metas?
  • Qual é o NPS da empresa? Quais iniciativas fazemos pra melhorá-lo?
  • Quais projetos então em andamento? Quais são os objetivos desses projetos? Quais problemas eles irão resolver?

Compreender os objetivos do negócio é fator essencial para que você consiga priorizar as atividades e os projetos com os quais vai ser envolver nesse início. Se você lidera um time é essencial entender pra onde o negócio está mirando, assim você poderá dar feedbacks e direcionais mais assertivos para seus liderados, usando como referência os objetivos que devem ser atingidos.

🔥 Entenda também o passado. Em geral, estamos sempre olhando para o momento atual ou tomando decisões para o futuro. Mas você acabou de chegar, dificilmente conseguirá sugerir estratégias para o futuro se não souber o que já foi feito anteriormente. Então, aqui vão mais perguntas pra você fazer para seus novos colegas:

  • Quais projetos foram entregues recentemente?
  • Quais eram os objetivos no trimestre, semestre ou ano passado?
  • Esses objetivos foram atingidos?
  • Como o time trabalhou pra resolver os problemas?
  • Tentamos alguma coisa que não deu certo? O que aconteceu?

Hora de pedir um feedback!

Se você está pensando "mas já?" a resposta é sim, agora mesmo. Você não precisa ficar no escuro, sem saber se está ou não atuando como o esperado. Caso seu time ou sua empresa não tenha uma processo estruturado de feedback ou ferramentas pra isso, marque uma conversa com seu gestor direto. Provavelmente você vai levar um tempo pra fazer tudo isso que listei no texto; algo em torno de 3 a 4 semanas. Então, o final do primeiro mês é um ótimo momento pra pedir o seu primeiro feedback. Aqui vão algumas sugestões de perguntas:

  • Qual é a sua percepção sobre minhas primeiras semanas?
  • Estou atuando como o esperado?
  • Tem algo que você acha importante ser feito e eu ainda não fiz?
  • Tem alguém com quem você acha importante eu marcar uma conversa?

Lembre-se que todo mundo já foi o novo funcionário em algum momento. Você vai demorar um pouco pra entender sobre todos os assuntos e está tudo bem. Mantenha-se um bom ouvinte, demonstre interesse genuíno sobre as pessoas, marque conversas informais com novas pessoas mesmo que já tenham passado alguns meses da sua chegada. Vai fundo! Não tem erro.

Espero seu relato me contando se essas dicas ajudaram!
Até mais ✌️

--

--